Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Rodrigo Franciscani, gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Motorola Solutions, falou sobre este modelo de segurança, destacando a aplicabilidade deste conceito no Brasil, principalmente em manifestações, grandes eventos esportivos, assim como no combate ao terrorismo.
"Hoje nós temos o modelo de segurança que é a Inteligência móvel, que é levada pra campo toda essa tecnologia, na qual eu consigo criar uma rede autônoma de banda larga extremamente rápida, trazer essa inteligência pra campo. Por exemplo, eu tenho uma manifestação, pontos de atenção, eu trago essa rede extremamente rápida e consigo então compartilhar a informação e gerar aquela inteligência em campo pra otimizar uma resposta. Esse é o nosso foco: rapidez, trazer essa rede autônoma pra segurança pública, completamente independente de um operador, para que esse policiamento, essa resposta aos incidentes seja extremamente otimizado com troca de vídeo para os órgãos de segurança e defesa", explicou Franciscani.
"Terrorismo é uma das frentes. Eu diria que no Brasil o foco principal é a parte das manifestações populares, eventos esportivos e eventos culturais como o carnaval. Existindo uma aglomeração de pessoas, o terrorismo sempre é uma ameça, mas não tão forte como na Europa e em outros lugares. A ferramenta por outro lado, por exemplo o reconhecimento facial, você aplica isso em áreas específicas, você consegue identificar algumas pessoas que podem ser estudadas pelos órgãos de inteligência", disse o especialista. Segundo Franciscani,"uma imagem vale mais que mil palavras".