Os sinais têm intrigado os cientistas desde seu primeiro surgimento há 10 anos.
As curtas emissões de rádio são difíceis de estudar por aparecerem e desaparecerem muito rapidamente.
PhD candidate detects three new Fast Radio Bursts @caastro_arc @Sydney_Uni @ANUmedia. https://t.co/7EgEikznG1 pic.twitter.com/NtCXRPkv6B
— Swinburne University (@Swinburne) 4 de abril de 2017
Por isso, os cientistas não têm muita informação sobre a sua origem mas novos dados indicam que podem ser provenientes de uma nave estelar cósmica ou de uma galáxia distante.
"Os radiotelescópios convencionais com antena têm dificuldades em captar transmissões com origem para além da atmosfera da Terra", acrescentou o professor Matthew Bailes.
Anteriormente, os cientistas supuseram que os sinais não seriam provenientes do espaço mas sim de alguma interferência local que estivesse confundindo os astrônomos.
Mysterious energy signals really ARE coming from space, confirm scientists https://t.co/d8IqKrbzQ8
— Daily Mail Online (@MailOnline) 3 de abril de 2017
No entanto, esta teoria foi desmentida porque surgiram descobertas que apontam para o espaço.
"Os sinais de rádio são claramente perceptíveis dada a sua curta duração e origem a grande distância. Não identificamos qualquer origem natural plausível. A origem artificial deve ser considerada e verificada", comunica Avi Loeb, especialista de Harvard.
Avi Loeb acredita que estes sinais podem ter sido enviados por transmissores gigantescos, utilizados para garantir o funcionamento de aeronaves extraterrestres.