Para o presidente Michel Temer, a medida além de mostrar que o Brasil está aberto ao mundo, demostra ainda a vontade do Brasil de estreitar os laços de diálogo e cooperação com os países de língua portuguesa favorecendo o desenvolvimento econômico, técnico e social.
"Nós estamos na verdade facilitando a circulação dos estudantes dentro da CPLP. É uma medida que favorecerá o desenvolvimento econômico, educacional, técnico e social de outros países. É interessante observar que esse ato tem uma significação maior do que a simples assinatura, porque em tempos que ressurgem no cenário internacional tendências isolacionistas nossa resposta por este ato é mais integração, mais cooperação e mais diálogo."
A assinatura do acordo aconteceu paralelamente a conferência organizada pelas deputadas na Câmara, que se encerra nesta quarta-feira (5). O evento teve como objetivo promover um debate e intercâmbio de ideias para dinamizar a rede de Mulheres da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).