Antes de mais o colunista presta atenção às "capacidades brilhantes" dos dois potenciais rivais: ambos os caças são equipados com os motores mais recentes, que permitem superar a barreira do som sem utilizar pós-combustão.
Some new pics of the Russian T-50 PAK FA fighter, via https://t.co/eMrtYNBKeN #avgeek pic.twitter.com/OJTMdm6Fne
— UAC Russia (@UAC_Russia_eng) 3 de abril de 2017
O teto de serviço dos caças é aproximadamente de 20 mil metros (2 mil metros mais do que o do F-35).
"O Raptor é único caça supermanobrável, mas ele não pode ser comparado com o PAK FA", escreve o jornalista do The National Interest.
Segundo Roblin, os mísseis guiados de curto alcance P-73 que equipam o caça T-50 podem se tornar uma grande surpresa para o F-22. Entretanto, o avião norte-americano vai receber armas semelhantes só em 2017 e o sistema de orientação semelhante ao russo vai ser criado só em 2020.
Os mísseis P-77 de médio alcance do PAK FA também superam os análogos norte-americanos, mas as suspensões internas do T-50 podem carregar menos mísseis.
An F-22 Raptor pulling so many Gs, the low pressure air over the fuselage gets cold enough for the water to condense pic.twitter.com/C3AxT7mx91
— Google Facts (@GoogleFacts) 1 de abril de 2017
"Ambos os caças se adaptam perfeitamente para combate aéreo, mas o PAK FA parece ser mais ágil", sublinhou analista.
O PAK FA é equipado com um sistema de deteção de alvos a infravermelhos. O F-22 vai receber tal sistema só em 2020.
A grande desvantagem do PAK FA segundo o colunista é o grande coeficiente da secção transversal de radar: o T-50 é muito mais visível do que o análogo norte-americano.