A Sputnik Coreia falou com especialistas conhecedores do assunto e soube o que significa desta vez o lançamento do míssil norte-coreano.
Kim Dongyeop, professor do Instituto de Estudos do Extremo Oriente da Universidade de Kyungnam, disse que o míssil lançado poderia ter sido um Pukguksong-2, ou poderia mesmo ser um lançamento experimental do míssil de combustível sólido de novo tipo Pukguksong-3.
"O comando da Marinha dos EUA e o Ministério da Defesa da Coreia do Sul declararam que foi um Pukguksong-2, mas esta conclusão pode ser apressada. Nós não podemos tirar conclusões de que o lançamento foi falho por que o voo foi bastante curto, sem saber o tipo do míssil", disse o professor.
As conclusões finais poderão ser tiradas apenas depois das declarações oficiais de Pyongyang.
Cheong Seong-Chang, Chefe do Departamento de Estudos de Estratégia de Unificação do Instituto Sejong, opina por sua parte:
"O lançamento de hoje na véspera das negociações entre os EUA e a China apenas mostra que, independentemente dos resultados do encontro entre representantes de Washington e Pequim, Pyongyang pretende continuar desenvolvendo seu programa nuclear."
"Pyongyang mostra a intenção de seguir seu caminho independentemente dos resultados das negociações entre Trump e Xi Jinping", concorda Kim Dongyeop.
Cheong Seong-Chang admite que haja a possibilidade de Pequim poder endurecer as sanções contra a Coreia do Norte ou propor o início do diálogo entre Pyongyang e Washington.