O Instituto Espacial de Medicina e Fisiologia de Toulouse está a procura de voluntários que estão dispostos a passar dois meses na cama para avaliar os efeitos da gravidade zero ao corpo humano. Em compensação, os organizadores oferecem 16.000 euros (cerca de 53.000 reais) pela participação.
O experimento, chamado "Cocktail" e financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), será realizado entre setembro e novembro, mas a primeira fase já começou em 15 de janeiro, durante a qual 10 pessoas permaneceram deitadas por dois meses com uma inclinação de seis graus para simular a ausência de gravidade na Estação Espacial Internacional (EEI).
Certamente, o experimento é muito mais difícil do que parece. Artaud Beck adverte que os participantes do projeto deverão comer, tomar banho e fazer todas as suas necessidades deitados. "A norma é clara: eles têm de manter pelo menos um ombro em contato com a cama", destacou ele.
Durante o experimento, os voluntários sentirão os mesmo sintomas enfrentados pelos astronautas: perda de densidade óssea e muscular nas extremidades inferiores.