Os interessados poderão comparecer aos Consulados Gerais da Rússia nestas cidades no dia 8 de abril.
Segundo os organizadores do evento, "O objetivo desta atividade é demonstrar que o domínio da língua é importante para todas as pessoas, convencer que o aprendizado da língua russa não é fácil, mas é útil e fascinante, bem como agregar todos aqueles que sabem ou querem aprender a escrever e falar em russo".
Sputnik Brasil conversou com a coordenadora do projeto no Rio de Janeiro, Elena Serebryakova, e ela disse que "este ano o ditado será somente em russo". No entanto, a interlocutora da agência não exclui a possibilidade de realizar ditados em outros idiomas no futuro, desde que haja interesse da alguma instituição de ensino brasileira.
O primeiro Ditado Total foi realizado em 2004 pela organização estudantil “Glum Klub” – uma associação que faz parte do departamento de Ciências Humanas da universidade estadual de Novosibirsk. Em 2016, ele foi realizado em 732 cidades, espalhadas por 68 países, e contou com 145 mil participantes.
O Ditado Total é uma iniciativa pública, realizada por voluntários e ativistas, e aberta a todos que quiserem participar.
O texto do Ditado Total é escrito, todos os anos, por um escritor de renome. O autor do texto de 2017 foi Leonid Yuzefovich, um escritor, roteirista e historiador russo, um célebre autor de romances históricos
Yuzefovich ficou famoso na Rússia em 2001, após a publicação de uma série de contos de época sobre o fictício detetive Ivan Putilin. Em 2015, o escritor publicou o premiado romance documental “A Estrada do Inverno”, que trata de um capítulo obscuro da Guerra Civil no Extremo Oriente.