Político norte-americano propõe dividir Líbia em 3 partes

© AP Photo / Mohammed El-SheikhyDanos causados por conflitos em Bengazi, Líbia (arquivo)
Danos causados por conflitos em Bengazi, Líbia (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O assistente especial do presidente na Casa Branca, Sebastian Gorka, anteriormente, promoveu um plano para dividir Líbia em três partes para resolução do conflito no país, informa The Guardian, citando uma fonte conhecedora.

A ideia de dividir Líbia durante um período de transição foi anunciada por Sebastian Gorka no decurso do encontro com um alto diplomata europeu ainda antes da tomada de posse de Donald Trump, revela a fonte em questão ao jornal.

Nota-se que esse plano foi apresentado em guardanapo. Por sua vez, o diplomata europeu declarou que essa seria a "pior decisão" para Líbia.

Ministra da Defesa alemã Ursula von der Leyen - Sputnik Brasil
Para quem Trump enviou aviso ao atacar Síria? Ministra da Defesa alemã responde
De acordo com dados da agência, Sebastian Gorka está tentando tomar a posição do representante especial do presidente sobre questões da Líbia na Casa Branca. Não obstante, a administração de Trump ainda não decidiu criar tal posto.

Atualmente na Líbia há dois governos: na parte oriental do país, na cidade de Tobruk, está reunido o parlamento escolhido pelo povo, mas a parte ocidental, incluindo a capital Trípoli, está sendo governada pelo Governo do Acordo Nacional da Líbia, criado pela OTAN e Europa, chefiado por Fayez al-Sarraj.

Autoridades da parte oriental do país atuam independentemente das vontades de Trípoli e estão cooperando com Exército Nacional, chefiado por Khalifa Hafter, que conduz uma guerra prolongada contra os islamistas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала