"Nós recebemos por ano cinco conjuntos de sistemas de mísseis antiaéreos S-400 e novos radares. Este ritmo para nós é satisfatório, está decorrendo um desenvolvimento contínuo, a indústria não está parada. O novo sistema S-500 está sendo desenvolvido de forma acelerada. Nos tempos mais próximos, as forças de defesa antiaérea serão equipadas com este sistema”, afirmou o comandante.
Antes, o tenente-general Vladimir Lyaporov, chefe da Academia Militar de Defesa Aeroespacial Zhukov, informou que as forças armadas já começaram preparando os especialistas para operar os S-500.
O S-500 é um sistema de misseis antiaéreos da nova geração da classe "terra-ar". É um sistema universal de longo alcance e interceptação em grande altitude. O raio de ação pode atingir os 600 quilômetros. O sistema pode atingir em simultâneo até 10 mísseis balísticos voando com velocidade de 7 quilômetros por segundo, bem como aviões, helicópteros e mísseis de cruzeiro.
"Segundo o plano do Estado-Maior General, o sistema S-500 servirá como base da defesa antiaérea e antimíssil unificada. Assim, o sistema S-500 poderá atingir mesmo o espaço orbital próximo e para ele atingir um alvo como um míssil intercontinental não será um problema. O S-500 terá um complexo de ‘separação de tarefas’ mais desenvolvido em comparação com o S-400. Ou seja, o sistema antiaéreo será equipado com mísseis de diversas finalidades. Além disso, o S-500 pode abater satélites em órbitas baixas e destruir com maior eficácia ogivas manobráveis dos mísseis do adversário. Um parâmetro igualmente importante é o alcance de tiro do sistema – são 600 quilômetros! Nenhum sistema do mundo pode competir com o S-500 nesta parte. Com a criação dos mísseis para o complexo S-500 foi dado um passo gigantesco. E agora temos que fazer o máximo de testes possível para que esta arma passe a equipar o Exército Russo", diz Viktor Baranets.