EUA bombardearam túneis no Afeganistão construídos com seu próprio dinheiro

© AFP 2023 / WAKIL KOHSARSoldados norte-americanos em distrito de Khogyani, província de Nangarhar, Afeganistão, 13 de agosto de 2015
Soldados norte-americanos em distrito de Khogyani, província de Nangarhar, Afeganistão, 13 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-funcionário da CIA Edward Snowden, que atualmente reside em Moscou, escreveu em sua conta no Twitter que o complexo de túneis destruídos na quinta-feira (13) pela bomba não nuclear mais poderosa dos Estados Unidos, chamada de "Mãe de Todas as Bombas", foi construído à custa de Washington.

"E estas redes de túneis dos mujahideen que estamos bombardeando no Afeganistão? Nós pagámos por elas", escreveu Snowden, adicionando um trecho de um artigo de jornal The New York Times de 2005.

File Photo from US Air Force of the GBU-43 Bomb - Sputnik Brasil
EUA avaliam os efeitos da 'Mãe de Todas as Bombas' no Afeganistão
​O jornal afirma que a construção das cavernas Tora Bora, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, foi financiada pela CIA em 1980. Na época, Washington ajudou os mujahideen a lutar contra o contingente de tropas soviéticas que se encontrava no Afeganistão.

Na quinta-feira (13), os EUA lançaram a poderosa bomba GBU-43B (MOAB) sobre os terroristas do Daesh na província de Nangarhar, perto da fronteira com o Paquistão. O lançamento da bomba, de cerca de 9,5 toneladas, foi feito a partir da aeronave MC-130.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала