Confira como foi a inédita parada militar de homenagem a Kim Il-sung

© REUTERS / Damir SagoljMissiles are driven past the stand with North Korean leader Kim Jong Un and other high ranking officials during a military parade marking the 105th birth anniversary of country's founding father Kim Il Sung, in Pyongyang April 15, 2017
Missiles are driven past the stand with North Korean leader Kim Jong Un and other high ranking officials during a military parade marking the 105th birth anniversary of country's founding father Kim Il Sung, in Pyongyang April 15, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Durante a parada militar comemorativa do 105º aniversário de Kim Il-sung, fundador do Estado norte-coreano e avô do atual líder da RPDC, Kim Jong-un, foram demonstrados vários novos tipos de equipamentos militares, comunicou o correspondente da Sputnik.

Tanque norte-americano na Coreia do Sul - Sputnik Brasil
Ataque preventivo à Coreia do Norte: preparação para guerra ou propaganda de Trump?
Hoje (15), a parada militar foi recebida pessoalmente por Kim Jong-un na praça central de Pyongyang.

Em frente da tribuna, na qual estava sentado o líder norte-coreano, desfilaram contingentes de tropas terrestres, forças especiais, Marinha e das milícias operárias e camponesas, inclusive os batalhões femininos.

Além disso, durante o evento a Coreia do Norte pode ter apresentado lançadores múltiplos de foguetes, mísseis de médio e longo alcance terra-terra, mísseis balísticos intercontinentais e mísseis balísticos para submarinos.

Os modelos de equipamento militar passaram em frente da tribuna, onde estavam presentes todos os altos funcionários do Estado e cerca de 200 jornalistas estrangeiros convidados para cobrir o evento, porém, devido às peculiaridades das armas norte-coreanas, é difícil determinar a classificação dos mísseis apresentados apenas pelo seu aspeto visual.

1/5
Kim Jong-un acena com a mão em um gesto de saudação durante a parada militar comemorativa do 105º aniversário de Kim Il-sung, em 15 de abril de 2017.

Ao mesmo tempo, alguns representantes da chancelaria norte-coreana, que acompanham os jornalistas estrangeiros em Pyongyang, asseguraram que a RPDC, com efeito, tinha apresentado mísseis balísticos intercontinentais e mísseis para submarinos, mas é pouco provável que isto se possa considerar como uma informação oficial.

A parte militar da parada terminou com o sobrevoo de aviões que formaram o número 105 no céu, em homenagem ao Dia do Sol, feriado nacional e aniversário de Kim Il-sung.

Bandeira da Coreia do Norte na zona desmilitarizada - Sputnik Brasil
Embaixador russo indica datas possíveis dos testes nucleares da Coreia do Norte
Após a passagem dos equipamentos militares e do exército, vários milhares de pessoas desfilaram na praça cumprimentando Kim Jong-un, sendo que entre elas estavam estudantes, médicos, esportistas e funcionários públicos. O próprio Kim Jong-un, após o termino da parte solene, acenou com a mão em um gesto de saudação.

Na semana passada, o presidente dos EUA Donald Trump chamou a Coreia do Norte de ameaça e prometeu "cuidar" dela, mas não esclareceu quais são as hipóteses que ele está considerando. Ao mesmo tempo, Washington enviou um grupo naval de ataque à península coreana encabeçada pelo porta-aviões Carl Vinson.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала