Anteriormente, no domingo (16), a Coreia do Sul informou sobre um lançamento falhado do míssil norte-coreano. O tipo do míssil não está identificado, mas os especialistas não excluem que podia ser o míssil balístico de alcance médio KH-15.
"O estimado líder supremo Kim Jong-un destacou no seu discurso de Ano Novo que os preparativos para os lançamentos de teste dos mísseis balísticos já estão na etapa de aperfeiçoamento, e nós dissemos várias vezes que serão tomadas medidas em qualquer momento, quando nosso dirigente Kim Jong-un decidir", disse Kim En Huo.
O diplomata destacou que o arsenal nuclear corresponde a medidas de autodefesa para a Coreia do Norte e "é um direito legítimo do Estado soberano".
"Houve a questão se nós realizámos o lançamento do míssil, mas não o anunciámos oficialmente. Mesmo se tivessemos lançado, é um processo habitual para aumentar as capacidades das forças nucleares de contenção do nosso país e não há nada de surpreendente. Nem sempre tais coisas são divulgados na imprensa", adicionou o vice-chefe do departamento.