Opinião: míssil balístico da Coreia do Norte será capaz de atingir EUA em breve

© KNS / KCNA / AFPKim Jong-Un (foto de arquivo)
Kim Jong-Un (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Atualmente, a indústria da Defesa da Coreia do Norte possui potencial suficiente para que, nos próximos cinco-seis anos, seja produzido míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território dos EUA, declarou na segunda-feira (17) à Sputnik o presidente da Academia de Problemas geopolíticos, Konstantin Sivkov.

Nesta foto sem data que foi divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte em Pyongyang no dia 7 de Março de 2017, o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un supervisou o lançamento de mísseis balísticos das unidades da artilharia de Hwasong das Forças Estratégicas do Exercito Popular da Coreia - Sputnik Brasil
Opinião: Coreia do Norte lançou míssil defeituoso de propósito
No último fim de semana, em Pyongyang foi realizado um desfile militar em homenagem ao 105º aniversário de Kim Il-sung, fundador do Estado norte-coreano e avô do atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que contou com a participação de autoridades norte-coreanas e cerca de 200 jornalistas estrangeiros, que foram convidados especialmente para o evento.

Além disso, na praça central do país de Kim Il-sung, foram demonstrados vários novos tipos de equipamentos militares, incluindo os mais novos mísseis em fase de elaboração.

"O programa de mísseis da Coreia do Norte é bastante desenvolvido — Pyongyang já possui mísseis de milhares de quilômetros de alcance. Acredito que para criar um verdadeiro míssil balístico intercontinental, que possa atingir o território dos EUA, Coreia do Norte precisará de cerca de cinco ou seis anos", sugere Sivkov.

Além disso, o especialista destacou que a capacidade da Coreia do Norte de efetuar tais elaborações é confirmada pelo programa espacial bem-sucedido do país.

Военный парад, посвященный 105-летию со дня рождения Ким Ир Сена в Пхеньяне, Северная Корея - Sputnik Brasil
Mídia informa sobre criação de 'tropas táticas especiais' na Coreia do Norte
"Se hoje a Coreia do Norte é capaz de lançar seus satélites à baixa órbita terrestre, então a criação de míssil balístico intercontinental também é possível. Há problemas específicos, mas a criação do mesmo é possível", concluiu o especialista militar.

Desde 2006, o Conselho de Segurança da ONU já autorizou seis resoluções sobre a Coreia do norte para que Pyongyang interrompa suas elaborações nucleares e de mísseis. As últimas duas — 2270 e 2321 — foram aprovadas em 2016 e endureceram significativamente as sanções contra Pyongyang, incluindo medidas na área do comércio, exportação de minerais, compra de armamento e no setor bancário.

© REUTERS / Damir SagoljPessoas carregam bandeiras em frente dos monumentos de Kim Il-sung e Kim Jong-il durante a parada militar comemorativa dem 15 de abril de 2017
Pessoas carregam bandeiras em frente dos monumentos de Kim Il-sung e Kim Jong-il durante a parada militar comemorativa dem 15 de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Pessoas carregam bandeiras em frente dos monumentos de Kim Il-sung e Kim Jong-il durante a parada militar comemorativa dem 15 de abril de 2017
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала