"Desconhecidos mataram Hasiballah Al-Qawqazi, conhecido como Emir do Cáucaso, perto de sua casa na cidade de Tal Afar a oeste de Mossul. Al-Kavkazi, que visitava Tal Afar raramente, era um dos ajudantes de al-Baghdadi", comunicou o correspondente do Al Sumaria.
Segundo a fonte, após o assassinato de Al-Qawqazi, os militantes do Daesh anunciaram mobilização total e estão buscando os responsáveis nas residências e ruas de Tal Afar.
Tal 'Afar 🇮🇶
— Haidar Sumeri (@IraqiSecurity) 16 de abril de 2017
Night assault by Da'ish inghimasi (suicide) terrorists on a position manned by #Iraq's army repelled. NV Abrams MBT footage. pic.twitter.com/zZ3JR2aLCg
A operação de libertação de Mossul, realizada pelos militares iraquianos e pela coalização encabeçada pelos EUA, deu início em outubro de 2016. Desde fevereiro, os militares avançam pela zona ocidental da cidade.
Reports that high ranking #ISIS commander Hasiballah Al-Qawqazi was assassinated in Tal Afar, #Iraq https://t.co/kpwFV1JPJb
— ScienceOfDiscontent (@SciOfDiscontent) 17 de abril de 2017
No início de abril, uma fonte das forças governamentais do Iraque comunicou que o próprio al-Baghdadi poderia estar na cidade cercada de Mossul, não excluindo a possibilidade de o líder da organização terrorista estar ferido.