Quais seriam os maiores afetados por uma guerra entre EUA e Coreia do Norte?

© AP Photo / Wong Maye-EMísseis no desfile militar dedicado ao aniversário de Kim Il sung em Pyongyang, 15 de abril de 2017
Mísseis no desfile militar dedicado ao aniversário de Kim Il sung em Pyongyang, 15 de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma hipotética guerra entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte poderia levar a sérias perdas de civis na Coreia do Sul e no Japão, além de ataques contra bases militares norte-americanas nestes dois países. É o que avaliou o especialista Vasily Kashin, da Escola Superior de Economia de Moscou.

“Em caso de guerra, não há maneira dos EUA prevenirem grandes danos na Coreia do Sul e danos significativos no Japão”, afirmou Kashin ao colunista do site The National Interest, Dave Majumdar.

Ainda segundo Kashin, “seria um desastre humanitário e um choque para a economia global”. “Há de 24 a 25 reatores nucleares no sul. O norte possui milhares de mísseis que são difíceis de parar”, emendou.

Futuro vice-presidente dos EUA Mike Pence aperta a mão de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, Nova York, EUA, 9 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte está entendendo riscos se seguir com programa nuclear, diz Pence

No mesmo artigo, o diretor do Programa de Não-Proliferação para a Ásia no Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, Jeffrey Lewis, disse acreditar que o arsenal convencional norte-coreano pode ter a capacidade de superar as defesas antiaéreas dos EUA e seus aliados, sobretudo por possui “centenas” de mísseis de médio alcance, podendo assim causar danos significativos.

Além disso, um eventual ataque preventivo dos norte-americanos, como aquele visto na Síria, tende a levar Pyongyang a usar as suas armas nucleares, até para compensar o que o artigo chama de “óbvias deficiências em outros aspectos militares”. Não está claro também o tamanho do arsenal norte-coreano, sobretudo o nuclear.

“Se você tem uma guerra total, o plano norte-coreano é atingir forças dos EUA através da Coreia do Sul e Japão”, afirmou Lewis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала