A competição tinha como tema "Estações Espaciais" e Isabela desenhou uma estação futurista para os astronautas chamando a atenção da Nasa. Na escola estadual Amílcare Mattei, em Marília, São Paulo onde Isabel cursa o segundo ano do ensino médio, 16 outros estudantes também participaram com trabalhos, sob a orientação dos professores David Cristiano de Almeida (Biologia) e Silvia Moura (Artes).
O Concurso tinha como objetivo estimular alunos do Ensino Fundamental dentro do foco ciência e tecnologia. Ao todo a Nasa recebeu 1500 trabalhos.
Em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil, o professor de biologia, David Cristiano de Almeida explicou que a ideia de participar do concurso surgiu após a escola receber a visita do também biólogo Ivan Paulino Lima, que é pesquisador da Universities Space Research Association, no Centro Ames de Pesquisas da Nasa, ex-aluno da escola e que se envolveu na divulgação da competição nos colégios brasileiros em 2016 e auxiliar os estudantes sobre como participar. "O concurso começou desde o ano passado com a visita do Ivan aqui na escola. Ele tem uma apreciação por esta escola por ter estudado aqui no Ensino Médio e fez uma divulgação da Nasa e do concurso para todos os alunos do Ensino Médio. Eu como professor, junto com a Silvia Moura trabalhamos para reforçar essa divulgação nas salas de aula para que os alunos pudessem participar desse concurso importante."
Para estimular e orientar os alunos durante o concurso, David apresentou em sala de aula vídeos do tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a viajar no espaço em 2006, e também mostrou a Estação Espacial Internacional (ISS) aos alunos, comparando com criações futuristas exibidas em filmes.
"Eu peguei alguns vídeos do Marcos Pontes para mostrar para eles como é e como funciona uma estação espacial, como desenvolvem suas atividades em órbita e eles puderam ver através dos vídeos citados e puderam ter uma noção do que é uma estação espacial. Depois também mostrei alguns desenhos de estações espaciais futuristas de filmes para eles terem uma base."
O professor comemora a menção honrosa recebida pela aluna Isabela e diz que o desenho dela contou com o auxílio artístico da professora de artes Silvia Moura, que a ajudou com conceitos de luz e sombra.
"A Isabela foi uma aluna que se destacou por procurar a professora de artes várias vezes, porque a professora de artes ajudou na questão da parte artística, ensinar luz e sombra, a técnica dos desenhos. Ela pegou e fez um desenho totalmente diferente do proposto. Ela fez de cabeça o desenho e venho a surpresa de receber uma menção honrosa de um concurso que teve uma participação mundial."
O orientar confessa que a premiação foi uma surpresa, nem Isabela e nem a escola estava esperando, mas ressaltou que é um fato muito importante poder representar o Brasil.
"Ninguém aqui na verdade estava esperando. Nós quisemos participar pela importância mesmo, divulgar essa coisa da tecnologia e da ciência. Nós estamos felizes com esse resultado, porque estamos representando a cidade de Marília, estamos representando o Brasil em um concurso de nível mundial."
O professor ressalta a importância hoje da união entre as disciplinas, com a ciência e a tecnologia e que a conquista da Isabela mostra aos estudantes que tudo é possível e que é importante irem atrás de seus sonhos. "A nossa escola tem uma parte que se chama Projeto de Vida, e a Isabela demonstrou para os alunos que tudo é possível. Como ela ganhou uma menção honrosa da Nasa, ela demonstrou para os alunos que se eles tiverem um sonho é possível. Se eu quiser ser astronauta é possível ser, basta eu querer. A grande mensagem que eu deixo é que todos continuem sonhando, acredite nos seus sonhos, pois tudo é possível, basta querer."