Conhecemos o caça não pelo seu armamento ou capacidade de manobra, mas especialmente pelo seu preço, que ultrapassa o dos caças F-35 e F-22.
Segundo o Bloomberg, a nova aeronave custa cerca de 138 milhões de dólares. Por isso, os 200 helicópteros custariam 31 bilhões de dólares ao orçamento norte-americano. Além disso, os jornalistas acrescentam que o preço do aparelho aumentou 7 vezes em um ano.
Just can't wait to be king!
— U.S. Dept of Defense (@DeptofDefense) 16 de abril de 2017
The powerful CH-53K King Stallion is scheduled to completely replace the CH-53E Super Stallion by 2030. @USMC pic.twitter.com/l4gS6pU0ZO
É claro que o Congresso norte-americano não está satisfeito com estes valores, mas, segundo os construtores, o seu preço pode ser reduzido se os países aliados dos EUA decidirem igualmente destinar uma parte importante do seu orçamento de defesa para o novo CH-53K King Stallion.
O CH-53K está em serviço do exército norte-americano desde 1964. A sua versão modernizada é dotada de pás feitas de materiais compósitos e de motores mais potentes. Graças a estas melhorias ele pode transportar mais de 12 toneladas a bordo, o que o faz o helicóptero mais pesado do exército norte-americano.
Marine Corps' CH-53K Just Got Even More Expensive | @ACapaccio @bpolitics https://t.co/sDM1iqX9Kl pic.twitter.com/roZHG1W7LA
— RealClearDefense (@RCDefense) 18 de abril de 2017
Mesmo que o aparelho justifique o preço, existem análogos mais potentes e mais baratos. De fato, é possível adquirir seis Mi-26 russos em vez de um norte-americano, que serão capazes de transportar até 20 toneladas de carga a uma distância de 800 quilômetros.