"Um total 53% dos questionados se declarou a favor de a Rússia continuar sua operação militar na Síria, 34% — é contra", diz-se nos materiais da pesquisa a que a Sputnik teve acesso.
Os sociólogos sublinham que o grupo dos que se opõem à operação é constituído nomeadamente por mulheres (45%), pessoas entre 25-34 anos de idade (47%), e os apoiantes dos partidos oposicionistas não parlamentares (63%).
De acordo com os dados do VTsIOM, no ano passado, 58% dos respondentes apoiavam a continuação da operação russa na Síria, um quarto era contra.
No início de 2017, a VTsIOM foi a primeira empresa de estudo de opinião a lançar pesquisas diárias Sputnik em toda a Rússia. Antes, pesquisas desse tipo só eram realizadas por duas empresas — a Gallup nos EUA e YouGov na Grã-Bretanha. Na quinta-feira (20) está sendo realizada a 100ª pesquisa diária do VTsIOM. Nestas 100 pesquisas, foram entrevistadas 60 mil pessoas de 3,5 mil povoações. Durante este tempo, os sociólogos elaboraram mais de 2 mil perguntas, ligadas a diversos tópicos da atualidade.