Atentado em Paris vai ajudar Le Pen a vencer eleição, diz Trump

© Sputnik / Kristina Afanasieva / Acessar o banco de imagensMarine Le Pen após o anúncio dos resultados do segundo turno das eleições regionais
Marine Le Pen após o anúncio dos resultados do segundo turno das eleições regionais - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta sexta-feira acreditar que o mais recente atentado terrorista em Paris vai ajudar Marine Le Pen nas eleições marcadas para este domingo, informou a Agência Associated Press.

Embora tenha evitado declarar apoio explícito a Le Pen, a candidata mais à direita na disputa para o posto de premiê da França, o presidente norte-americano avaliou que o atentado de quinta-feira na capital francesa jogou a favor da líder da Frente Nacional (FN).

“Ela é a mais forte na questão das fronteiras, e ela é a mais forte a respeito do que está acontecendo na França. Quem for mais duro com o terrorismo islâmico radical, e quem for o mais duro a respeito das fronteiras se sairá bem na eleição”, disse Trump, em entrevista no Salão Oval da Casa Branca.

Horas antes, Trump usou o seu Twitter para abordar o ataque em Paris: “Outro ataque terrorista em Paris... As pessoas da França não vão aguentar muito mais disso. Terá um grande efeito na eleição presidencial”.

O raciocínio de Trump se sustenta em alguma lógica: na primeira pesquisa após o atentado, Le Pen foi a única a subir, aparecendo com 23% das intenções de voto – um ponto a mais em relação ao levantamento prévio feito pelo Odoxa. Ela só está atrás de Emmanuel Macron, que lidera com 24,5%, de acordo com o mesmo instituto.

Eleições presidenciais franceses na mira do Daesh - Sputnik Brasil
França: eleições presidenciais no meio de atentados

Trump procurou enfatizar que “como todos estão fazendo previsões sobre quem vai vencer, ele não é diferente”.

A votação deste domingo na França é o primeiro turno, que define quem são os dois candidatos mais bem votados que então disputarão o segundo e decisivo turno, este marcado para 7 de maio. Segundo analistas, o futuro da União Europeia passa pelo resultado francês – Le Pen defende um referendo pela saída do país do bloco.

Anteriormente, Trump apoiou o Brexit, que foi a decisão do Reino Unido e deixar a União Europeia e sugeriu que outros países europeus fariam o mesmo no futuro.

O alinhamento de Le Pen com Trump se dá majoritariamente em questões relativas aos imigrantes (ela prega um maior controle das fronteiras) e ao terrorismo (Le Pen defende a expulsão do país de pessoas suspeitas de ligação com o islamismo radical).

Macron é visto, por sua vez, como o candidato que pode ajudar a fortalecer o bloco europeu – tanto que recebeu o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antecessor de Trump na Casa Branca. Em resposta ao atentado em Paris, Macron falou em aumentar em 10 mil o número de policiais, além de melhorar os serviços de inteligência.

Diante do ataque de quinta-feira, as forças de segurança francesas estão em alerta, sobretudo pelo temor de algum tipo de ação justamente durante o andamento das eleições deste domingo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала