A afirmação foi feita por Pence em Sydney, na Austrália, onde ele desembarcou como parte da sua viagem de 10 dias entre a Ásia e a Oceania.
Além dessa afirmação, o vice-presidente norte-americano declarou que o super porta-aviões de propulsão nuclear USS Carl Vinson estará no Mar do Japão em alguns dias, antes do fim do mês de abril. O atraso de semanas em relação à chegada apontada pela Casa Branca foi motivo de chacota por parte de críticos ao presidente Donald Trump e de preocupação por parte de aliados, como os sul-coreanos.
Falando ao lado do primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull, Pence garantiu ainda que os Estados Unidos irão honrar o acordo de refugiados com a Austrália. Esse compromisso foi motivo de discórdia entre Turnbull e Trump, que chamou de “tolo” o acordo, em conversa telefônica com o premiê australiano no início do ano.
Pelo acordo, os norte-americanos irão reassentar 1.250 requerentes de asilo. Foi o que ficou acertado entre Turnbull e o então presidente norte-americano Barack Obama, em novembro de 2016.
“Não significa que admiremos esse compromisso”, disse Pence, que avaliou que o acordo poderia ser vetado, mas que ele será sim honrado pela Casa Branca.