Pence: China pode ajudar a alcançar a desnuclearização da península coreana

© AFP 2023 / DON EMMERTMike Pence coletiva
Mike Pence coletiva - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence afirmou neste sábado que há uma chance de se alcançar a desnuclearização da península coreana com o novo compromisso da China com o tema.

A afirmação foi feita por Pence em Sydney, na Austrália, onde ele desembarcou como parte da sua viagem de 10 dias entre a Ásia e a Oceania.

Além dessa afirmação, o vice-presidente norte-americano declarou que o super porta-aviões de propulsão nuclear USS Carl Vinson estará no Mar do Japão em alguns dias, antes do fim do mês de abril. O atraso de semanas em relação à chegada apontada pela Casa Branca foi motivo de chacota por parte de críticos ao presidente Donald Trump e de preocupação por parte de aliados, como os sul-coreanos.

Falando ao lado do primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull, Pence garantiu ainda que os Estados Unidos irão honrar o acordo de refugiados com a Austrália. Esse compromisso foi motivo de discórdia entre Turnbull e Trump, que chamou de “tolo” o acordo, em conversa telefônica com o premiê australiano no início do ano.

Futuro vice-presidente dos EUA Mike Pence aperta a mão de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, Nova York, EUA, 9 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte está entendendo riscos se seguir com programa nuclear, diz Pence

Pelo acordo, os norte-americanos irão reassentar 1.250 requerentes de asilo. Foi o que ficou acertado entre Turnbull e o então presidente norte-americano Barack Obama, em novembro de 2016.

“Não significa que admiremos esse compromisso”, disse Pence, que avaliou que o acordo poderia ser vetado, mas que ele será sim honrado pela Casa Branca.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала