- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Nos EUA, Henrique Meirelles critica protecionismo de países desenvolvidos

© José Cruz/Agência BrasilPara o ministro Henrique Meirelles as mudanças que estão sendo negociadas com o Congresso devem garantir a eficiência e o equilíbrio fiscal do país
Para o ministro Henrique Meirelles as mudanças que estão sendo negociadas com o Congresso devem garantir a eficiência e o equilíbrio fiscal do país - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ao participar de reunião do Comitê Financeiro e Monetário Internacional do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, nos EUA, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles criticou o protecionismo dos países desenvolvidos, afirmando que o livre comércio é que favorece o crescimento global. .

"Do ponto de vista do Brasil nós concordamos com isso,  expressamos a nossa posição a favor de uma maior abertura, relatamos que a própria experiência do Brasil no passado com política protecionistas na realidade prejudicou o próprio crescimento do país. Portanto, estamos adotando uma política de abertura, não só dentro do Mercosul, mas trabalhando dentro do Mercosul para favorecer a aproximação com a aliança do Transpacífico, Colômbia, Chile, Perú e também do Mercosul com a União Europeia", disse o ministro da Fazenda.

Falta de consenso entre oposição e governistas atrasou o andamento dos trabalhos da comissão da reforma da Previdência na Câmara - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Desentendimento em comissão leva votação de relatório da reforma da Previdência para Maio
Ao mostrar um panorama da economia brasileira, Henrique Meirelles  voltou a afirmar que o Brasil está saindo da crise e da recessão, ressaltou a retomada do crescimento e as reformas realizadas pelo governo federal, além de destacou que no último trimestre do ano, o Brasil vai registrar um crescimento superior a 2%.

"A nossa expectativa é que tenhamos em 2018, um crescimento mais forte do que o esperado. 2016 foi —3,6%; em 2017, +0,5%, de novo na ponta 2,7% do começo até o final. Em 2018 um crescimento que nós esperamos que seja acima do seria o potencial, porque tem capacidade ociosa, ao redor de 3% ou mais. Para os anos seguintes esperamos também um crescimento maior aí já como resultado das reformas que estão sendo feitas no Brasil."

Ainda na reunião do FMI, Meirelles ressaltou em nome de um grupo de países liderados pelo Brasil, que inclui Cabo Verde, República Dominicana, Equador, Guiana,Haiti, Nicaraguá, Panamá, Suriname, Timor-Leste e Trinidad e Tobago, que o "multilateralismo continua sendo a  melhor forma para coordenar políticas e tornar a integração funcional para todos."

Para o ministro da Fazenda, as medidas adotadas pelos países-membros do FMI devem ser feitas individualmente e de forma multilateral para garantir que todos os povos do mundo se sintam incluídos no progresso econômico. "Arcabouço multilateral facilita a expansão impressionante do comércio e finanças internacionais. No entanto, mesmo com benefícios superando muito os custos, este arcabouço necessita de melhorias e é importante reconhecer que a globalização e o progresso tecnológico não beneficiaram de forma equânime todos os segmentos da população."

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала