Senador russo: Reino Unido corre risco de ser 'apagado da Terra com contra-ataque nuclear'

© Foto / WikipediaO lançamento de míssil submarino Trident II
O lançamento de míssil submarino Trident II - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após afirmar que poderia lançar mão de um ataque nuclear preventivo nas “mais extremas circunstâncias”, a Grã-Bretanha corre o risco de ser “apagado da face da Terra”, segundo afirmou o senador russo Frants Klintsevich em sua página no Facebook.

“A afirmação feita pelo ministro britânico de Defesa Michael Fallon pede uma resposta dura e eu não tenho medo de ir muito além. Na melhor das hipóteses essa afirmação parece ser um elemento de guerra psicológica, o que parece revoltante dentro deste contexto”, escreveu Klintsevich.

“Há uma questão basicamente natural então: qual país poderia ser primitivamente atacada pela Grã-Bretanha”, continuou o senador, que é vice-chefe da Comissão de Defesa e Segurança do Conselho da Federação russa.

Na visão do parlamentar, se os britânicos utilizarem poder nuclear, então “a Grã-Bretanha, que não possui um vasto território, poderá ser literalmente apagada da face da terra com um contra-ataque”, afirmou.

Klintsevich relembrou ainda que um eventual ataque nuclear britânico contra um país não-nuclear trará à memória o que fizeram os norte-americanos ao atacarem com bombas atômicas as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Marinheiros britânicos estão em cima de um submarino nuclear da Classe Vanguard, patrulhando o litoral ocidental da Escócia - Sputnik Brasil
Por que é preciso temer pelas armas nucleares britânicas?

As tensões nucleares não são uma exclusividade da Península Coreana. Em um recente relatório do Instituto para a Pesquisa de Desarmamento das Nações Unidas (UNIDIR), a ameaça de um “evento de detonação de arma nuclear”, seja acidental ou deliberado, é “inegavelmente em seu maior nível nos 26 anos desde o colapso da União Soviética”, período em que houve uma deterioração das relações entre potências nucleares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала