China vai fazer reconstrução do reator nuclear em Arak no Irã

© AFP 2023 / FARS NEWSVista geral do reator de água pesada na cidade iraniana de Arak
Vista geral do reator de água pesada na cidade iraniana de Arak - Sputnik Brasil
Nos siga no
China e Irã assinaram o primeiro contrato comercial para a reconstrução do reator de água pesada na cidade iraniana de Arak, informa a Sputnik Persa citando a mídia chinesa.

Segundo se espera, a reconfiguração do reator em Arak será realizada no âmbito da realização do Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPOA) do programa nuclear do Irã, que o Irã assinou com o grupo de seis intermediários internacionais “5+1” (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha). O reator vai ser reequipado de maneira a através dele não ser possível produzir plutônio militar, mas será possível efetuar pesquisas médicas avançadas. 

Reunião do P5+1 e Irã em Viena, Áustria - Sputnik Brasil
Trump pede investigação sobre acordo nuclear do Irã
Como destacou na entrevista à Sputnik Persa o especialista iraniano em assuntos de relações entre o Irã e China do Centro de Pesquisas do Irã e Eurásia (IRAS) Dr. Mohsen Shariatiniya, apesar de todas as altercações por parte do novo governo dos EUA, o processo de cumprimento das suas promessas pelos outros participantes deste programa está em curso:

"Este acordo tem mais um sentido técnico que político. De fato, foi realizado um dos pontos do acordo JCPOA. Segundo este documento, as grandes potências se comprometeram a ajudar o Irã a eliminar os erros existentes para o desenvolvimento ulterior do programa nuclear iraniano. Depois da assinatura do tratado nuclear entrou em vigor o JCPOA, começaram as negociações para a realização técnica de um ponto importante deste tratado. O contrato assinado em Viena entre o Irã e as empresas chinesas é o resultado das negociações de muitos turnos entre Teerã e Pequim a respeito da realização do acordo nuclear. Este passo importante prova que tudo está acontecendo no âmbito do tratado nuclear; o JCPOA está funcionando sem desvios. As partes mantêm e cumprem as obrigações para o desenvolvimento do programa nuclear pacífico do Irã e sustentam o espirito dele".

Míssil balístico intercontinental (ICBM) Topol da unidade de mísseis de Novossibirsk durante treinamentos - Sputnik Brasil
Ministro da Defesa russo: capacidade da tríade nuclear russa aumentou
Recordemos que o Irã e grupo “5+1” chegaram a acordo nas negociações do programa nuclear do Irã no dia 14 de julho de 2015. Foi aceito o JCPOA, o cumprimento do qual libera o Irã das sanções financeiras por parte do Conselho de Segurança da ONU, EUA e UE. Segundo o acordo, o Irã pode usar água pesada no reator modificado de Arak, mas todos os excedentes de água pesada e urânio enriquecido devem ser vendidos no mercado. O JCPOA entrou em vigor no dia 16 de janeiro de 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала