O lançamento foi efetuado às 09h12 (00h 42 horário de Brasília) do polígono localizado na ilha de Abdul Kalam, perto da costa do estado de Odisha. Segundo dados da edição, o lançamento foi bem-sucedido.
India successfully test-fires nuclear-capable Agni-III ballistic missile https://t.co/uWaeViny5Z #India pic.twitter.com/jA7R67mPwE
— China Daily Asia (@ChinaDailyAsia) 27 de abril de 2017
O míssil Agni-III está ao serviço do exército indiano desde 2011. Os testes de hoje são destinados a verificar os sistemas técnicos e a manter a prontidão de combate do armamento. Para alcançar tais objetivos, o exército indiano realiza regularmente este tipo de testes.
Atualmente a Índia possui quatro tipos de mísseis da família Agni: o Agni-I de 700 quilómetros de alcance, o Agni-II, de 2 mil quilômetros, o Agni-III e o Agni-IV, de 2,5-3,5 mil quilômetros de alcance. Quanto ao míssil Agni-V, cujo alcance atingirá mais de 5 mil quilômetros, entrará em serviço após a realização dos testes correntes. Além disso, está sendo elaborando o míssil Agni-VI, de 10 mil quilómetros de alcance e possibilidade de ser lançado a partir de submarinos.