Coreia do Norte está 'no estágio final' do seu programa nuclear, diz Seul

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensMilitares são vistos em cima de um blindado durante festejos do 105 aniversário de Kim Il-sung
Militares são vistos em cima de um blindado durante festejos do 105 aniversário de Kim Il-sung - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yung Byung-se, alertou nesta sexta-feira para o fato de que o seu vizinho do norte está perto de completar o desenvolvimento do seu programa nuclear, o que colocará todas as nações do planeta em perigo.

A declaração foi feita durante o encontro do Conselho de Segurança da ONU, realizado nesta sexta-feira.

“A Coreia do Norte está agora na fase final do seu armamento nuclear e afirma ser um estado de armas nucleares”, afirmou Yun. “O rápido desenvolvimento de mísseis balísticos de todos os tipos e alcances agora ameaça atingir todos os cantos do mundo”.

O ministro sul-coreano ainda pediu que o conselho considerasse cortar os suprimentos de petróleo para a Coreia do Norte, além de paralisar a importação de carvão proveniente de Pyongyang.

“Poderíamos tomar medidas fortes, como suspender as exportações e o fornecimento de petróleo bruto para a Coreia do Norte, cortando completamente os ganhos em divisas norte-coreanos, suspendendo, por exemplo, todas as importações de carvão da Coreia do Norte”, explicou.

Assembleia Geral da ONU - Sputnik Brasil
Rússia: opções militares para a Coréia do Norte são 'inaceitáveis'

A situação de tensão na Península Coreana foi o tema central do encontro do conselho. Yun sugeriu também que a Coreia do Norte perca o seu assento na ONU, uma vez que o seu programa nuclear viola as resoluções da entidade.

Outro a falar duro contra Pyongyang foi o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson. Ele voltou a pedir que o conselho imponha novas sanções contra a Coreia do Norte. Ele opinou ainda que, tivessem sido aplicadas sanções antes, as tensões não teriam aumentado tanto.

“Não vamos negociar o nosso retorno à mesa de negociações com a Coreia do Norte, não vamos premiar as violações deles das resoluções passadas, não vamos premiar o comportamento ruim deles com conversações”, concluiu Tillerson.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала