De todo modo, o centro da capital fluminense viveu momentos dignos de zonas de combate, com muitas lojas invadidas, vidros de bancos quebrados, barricadas e nove ônibus incendiados.
Confira alguns vídeos dos acontecimentos desta tarde e início de noite.
Pelotão de choque da PM avança em direção aos manifestantes no Centro do Rio. #grevegeral #Brasilemgreve pic.twitter.com/eG192BseXj
— The Intercept Brasil (@TheInterceptBr) 28 de abril de 2017
Muitos manifestantes deixaram a região em pânico. Outros alertaram, pelas redes sociais, as pessoas que se encaminhavam para o protesto para evitar o bairro, em função da violência policial.
Nas ruas no entorno da Alerj também há barreiras com tapumes incendiados. Estabelecimentos comerciais estão vidros quebrados. #trprotestosrj pic.twitter.com/U1lfseBmhp
— BandNews FM — Rio (@bandnewsfmrio) 28 de abril de 2017
Segundo relatos, muitos ficaram presos no interior dos restaurantes, enquanto a polícia usou balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos de água.
Registro dos veículos em chamas no Centro. #trprotestosrj pic.twitter.com/920zSTNDna
— BandNews FM — Rio (@bandnewsfmrio) 28 de abril de 2017
Após poucos instantes, o confronto se deslocou para o bairro da Lapa, nos acessos ao qual manifestantes começaram a incendiar os ônibus e a montar barricadas.
Black Blocs estão preparando coquetéis molotov conta os policiais. pic.twitter.com/4tdEigdEz6
— PMERJ (@PMERJ) 28 de abril de 2017
A Polícia Militar acusou o movimento Black Block de ter iniciado o confronto que, no entanto, atingiu todos os manifestantes. Segundo relatos, o protesto começou de forma pacífica.
Início d ato na Cinelândia hj antes de sermos covardemente atacados pela PM c bombas, sem nenhum motivo. #ForaTemer pic.twitter.com/3FCGiYdcqt
— Ana Concli (@AnaConcli) 28 de abril de 2017