'Ucrânia não tem capacidade de construir submarinos nem sequer hipoteticamente'

Nos siga no
O almirante Igor Kasatonov, assessor do chefe do Estado-Maior da Rússia, pôs em causa as declarações ucranianas sobre a produção de submarinos no país.

Navios da Frota do mar Negro durante o ensaio para a parada militar em homenagem ao Dia da Marinha russa, Sevastopol, Rússia, junho de 2016 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Frota do Mar Negro realiza manobras de mísseis na Crimeia
Pouco antes, Yevgeny Lupakov, capitão de primeiro grau da Marinha da Ucrânia e primeiro vice-presidente da Liga Ucraniana de Oficiais, havia dito que a Ucrânia deveria construir submarinos. "Se a Ucrânia possuísse pelo menos uns cinco submarinos, destruiríamos completamente essa velharia, essa Frota do Mar Negro mal saíssem da base".

Em resposta, o almirante russo afirmou, em declarações ao jornal russo Vzglyad: "Você pode desejar qualquer coisa, até que as naves espaciais sulquem os mares… Em teoria, pode-se especular com tudo, por exemplo, com submarinos armados com laser. No entanto, isso não significa que seja viável".

"Na Ucrânia, não há possibilidade de começar a construir submarinos nem sequer do ponto de vista hipotético", assegura Kasatonov. Em 1991 e 1992, Igor Kasatonov comandava a Frota do Mar Negro.

Navios da Marinha da Rússia durante o ensaio da parada militar em comemoração ao Dia da Marinha russa no canal de Baltiysk - Sputnik Brasil
Marinha russa possui recursos necessários para controlar a situação no oceano global
"A Ucrânia destruiu a totalidade de seu complexo militar-industrial e carece de tecnologias modernas. Nas décadas passadas, os estaleiros Chernomorsky chegaram a construir 72 submarinos do projeto 613. Mas, de fato, se trata de um projeto alemão dos tempos da Segunda Guerra Mundial", explicou o almirante.

O alto comando militar ressalta que a Frota russa do Mar Negro está armada com seis submarinos do projeto 636.3, o que impede os ucranianos de levar a cabo quaisquer planos contra a Rússia. "Qualquer sistema que vise combater a Marinha da Rússia pode ser repelido. Portanto, a declaração de Lupakov é populista. Não há necessidade de prestar atenção", concluiu Kasatonov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала