O tabloide publicou um mapa dos bunkers que existem no Reino Unido, a maioria deles são conhecidos publicamente, sendo 15 no total. Todos eles foram construídos para a Guerra Fria e ainda funcionam, embora muitos mais tenham sido demolidos ou reconstruídos para outros usos.
Apesar de toda a proteção que garantiam, Nick Catford, autor do livro "Cold War Bunkers", crê que a nação britânica "não está preparada para uma guerra nuclear".
Embora que o público possa fugir para alguns destes bunkers em caso de uma guerra mundial, eles não foram construídos para o povo, destaca Catford. "Durante a Guerra Fria, os governos locais e nacional tinham bunkers e refúgios construídos para que, em caso de ataque nuclear, pudessem manter os serviços funcionando".
Não obstante, de acordo com o especialista, além dos bunkers comissionados pelo governo, na realidade há refúgios secretos que se encontram por baixo de propriedades em todo o país, porém eles se mantêm ocultos ao público. Algumas pessoas construíram seus próprios refúgios por baixo de suas casas, mas é uma pequena parte da população.
Com tudo isso, nos tempos atuais é impossível construir um refúgio próprio por causa de seu custo enorme. Um bunker necessita de proteção contra explosões que seria praticamente impossível de providenciar. Também faz falta a filtragem do ar para que o ar que entra de fora esteja limpo da radiação. O suprimento de combustível é necessário para o funcionamento de um gerador e abastecimento de água. Tudo isso em conjunto pode custar os olhos da cara tanto a uma pessoa ou família como às autoridades oficiais, por isso podemos esquecer este tema, conclui Catford.