O caso viralizou nas redes sociais por conta de um vídeo de toda a ação, gravado pelo estudante de jornalismo Marcos Hermanson, que estava na área próxima à estação Conceição do metrô de São Paulo no momento da abordagem.
Nas imagens, é possível ver Samir Ahamad, de 40 anos, sendo alvo de três agentes da Guarda Civil Metropolitana. Ele chega a levar uma rasteira de um deles, enquanto implora para que os agentes não retirem dele as suas coisas.
“Não leva meus bagulhos, não. Eu não tenho nada”, diz Ahamad.
De acordo com o site G1, o morador de rua começaria em um novo emprego como servente de pedreiro nesta quinta-feira, mas por conta do pulso quebrado ele não poderá assumir a função.
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo determinou o recolhimento de objetos deixados por moradores de rua pela cidade. Diante da repercussão, o prefeito João Doria (PSDB) considerou um “ato condenável” a atitude dos guardas municipais e pediu a investigação do caso.
O agente envolvido na agressão ao morador de rua foi afastado “preliminar e temporariamente”, de acordo com a Guarda Civil Metropolitana. Ele pode ser autuado por abuso de autoridade e lesão corporal.