O HMS Audacious foi construído pela empresa BAE Systems e é um dos submarinos da classe Astute, considerados os mais silenciosos do mundo. Equipado com enormes reatores nucleares, se espera que este submarino entre em serviço da Marinha Real britânica em 2018.
Audacious hits the water for the first time; a proud day for our workforce #Barrow and @RoyalNavy #AudaciousLaunch https://t.co/GMCHPF5rsL pic.twitter.com/QvUAR2ZjdZ
— BAE Systems Maritime (@BAES_Maritime) 28 de abril de 2017
Não obstante, os navios desta classe têm que voltar para o porto a cada três meses para repor as reservas de víveres. Além disso, a permanência dos marinheiros a grande profundidade pode afetar de forma negativa a saúde mental e física da tripulação.
The latest submarine in the most advanced class ever built for the @RoyalNavy prepares for launch #AudaciousLaunch #Barrow pic.twitter.com/zbONg9saOB
— BAE Systems Maritime (@BAES_Maritime) 28 de abril de 2017
Os submarinos desta classe contam com mísseis Tomahawk e torpedos Spearfish sem ogivas nucleares. Atualmente, a Marinha do Reino Unido dispõe de quatro submarinos equipados com mísseis americanos Trident. O Governo britânico expressou seus planos para substituir os navios da classe Vanguard pelos da classe Successor, equipados com outros projéteis, mas também de fabrico norte-americano.
The sun shines on Audacious, the fourth Astute class submarine, as she emerges from the Devonshire Dock Hall #AudaciousLaunch #Barrow pic.twitter.com/guHEuuYPUy
— BAE Systems Maritime (@BAES_Maritime) 27 de abril de 2017
Segundo declarou à Sputnik o almirante Alan William John West, ex-comandante da OTAN, "a única restrição é a necessidade de comer. Esses submarinos podem gerar sua própria água e ar. A patrulha mais longa da história durou 108 dias".
O alto comando britânico acrescentou que os navios da classe Astute são "ideais" para realizar missões de inteligência, bem como para afundar submarinos inimigos. Além disso, são capazes de desembarcar militares das forças especiais sem necessidade de emergir à superfície.