O incidente ocorreu na via única, que leva ao complexo memorial, minutos antes da passagem de jornalistas. O comboio do chefe da república, Aleksandr Zakharchenko, também deveria ter pegado esta rota.
Segundo a Agência de Notícias de Donetsk, que cita uma fonte militar da república autoproclamada, na estrada para o complexo memorial foram instalados dois fornilhos e um deles explodiu. Posteriormente, mais seis dispositivos explosivos foram encontrados.
Donetsk rebels say 2 roadside blasts near Saur Mogila, where leader Zakharchenko headed for Victory Day. No injuries https://t.co/J9pwNTLOYe
— Christopher Miller (@ChristopherJM) 8 de maio de 2017
O evento organizado no monumento Saur-Mogila, que homenageia o 72° aniversario da vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), estava marcado para hoje, 8 de maio.
Five more landmines found in Saur-Mogila area https://t.co/Zj2KxZR6I6 pic.twitter.com/HvOw4uUPXF
— @OceanEchoes🐳 (@OceanEchoes) 8 de maio de 2017
O chefe da república autoproclamada de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, bem como o porta-voz do Parlamento, Denis Pushilin, ministros e outros oficiais deveriam estar presentes na cerimônia solene.
15,000 DPR residents brought together at legendary Saur-Mogila Mound on Victory Day eve https://t.co/18bUuKvkon pic.twitter.com/WHl4hKbMvq
— @OceanEchoes🐳 (@OceanEchoes) 8 de maio de 2017
O complexo memorial Saur-Mogila foi instalado após o fim da Grande Guerra Pela Pátria no local marcado por combates fortes. Após a tomada da posição pelas forças do Exército Vermelho, iniciou-se a libertação de Donbass dos ocupantes nazistas.