Japão toma medidas especiais em meio à atividade de navios militares da China

© AP Photo / Emily Wang Navios japoneses perto da ilha Senkaku (Diaoyu) no mar da China Oriental (foto de arquivo)
Navios japoneses perto da ilha Senkaku (Diaoyu) no mar da China Oriental (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo o Serviço de Segurança japonês, os quatro navios da guarda costeira da China entraram em fila nas águas de controle do Japão. Neste exato momento, eles se encontram no mar territorial.

Grupo de ilhas disputadas no mar do Sul da China: Uotsuri, Minamikojima e Kitakojima denominados Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Japão protesta contra China devido à violação da soberania das ilhas disputadas
A unidade em questão realizava funções informacionais. A alteração das tarefas da unidade chinesa aumenta a inquietação do Japão, comunica o NHK

As ilhas de Senkaku (Diaoyu, em chinês) são objeto de disputa territorial entre China e Japão desde o início da década de 70. O Japão sustenta que ocupa as ilhas desde 1895 e que elas não pertenceram a ninguém até então. A China insiste que elas fazem parte do Império Chinês já há 600 anos. Depois da Segunda Guerra Mundial, as ilhas passaram a ser controladas pelos EUA, sendo transferidas ao Japão em 1972, juntamente com a ilha de Okinawa. Taiwan e China continental acreditam que Japão detém as Ilhas ilegalmente.

​A disputa territorial se intensificou em 2012, quando o governo japonês anunciou a nacionalização das ilhas. A China foi cercada de manifestações antijaponesas, e os líderes do país expressaram vontade de usar todos os meios para proteger a integridade territorial e soberania da China nas ilhas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала