"Nós estamos retomando Alcântara. Já estamos com a minuta de um novo acordo de salvaguardas e alguns países têm manifestado interesse, dentre eles a Rússia, mas também Israel e EUA, e é possível que outros países mais. E o Brasil também, empresas brasileiras manifestaram interesse em participar, o que é ótimo", disse Jungmann à Sputnik Brasil.
"Eu espero que esse interesse que a Rússia tem demonstrado se transforme efetivamente em um acordo e que juntamente com outros países e o Brasil a gente possa explorar a melhor base de lançamento de foguetes em termos geográficos do mundo, ela fica em Alcântara, no Maranhão", afirmou o ministro da Defesa.
Raul Jungmann observou também que a visita do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, ao Brasil "deverá aprofundar essas negociações".
"Mas independente da visita dele, havendo interesse da Rússia, em nível de chefe do Estado Maior conjunto, em nível da Aeronáutica […] estamos abertos e estamos conversando com todos os países que manifestem o interesse. Tanto mais países existam, melhor para o projeto de Alcântara", completou.