O túnel era usado para armazenar e transportar materiais e equipamentos altamente radioativos, como trens usados para movimentar barras de combustível nuclear. Segundo a KING TV, o acidente ocorreu na manhã de terça-feira, no horário local.
A jornalista Susannah Frame publicou tweets com imagens do suposto local do acidente e de equipes de emergência aguardando instruções.
Photo from source: Here is another view of the PUREX tunnel at Hanford. Hole from collapse seen under orange flag. pic.twitter.com/iFhTfIUJ6o
— Susannah Frame (@SFrameK5) 9 de maio de 2017
Other first responders standing by at Hanford, waiting to hear if they can move in closer. pic.twitter.com/uFTZPmkKcj
— Susannah Frame (@SFrameK5) 9 de maio de 2017
Ainda segundo Susannah, a direção do local enviou um email aos empregados com instruções para "abster-se de comer ou beber". Uma fonte que trabalha no local do acidente afirmou à jornalista da KING TV: "este é o maior acontecimento que eu vi nos meus 35 anos aqui".
Randy Bradbury, porta-voz do Departamento de Ecologia do estado de Washington, disse que as autoridades não detectaram nenhuma liberação de radiação e que nenhum trabalhador foi ferido. Bradbury afirmou que o local já foi evacuado e que os trabalhadores nas redondezas foram instruídos a permanecer em casa. As declarações foram feitas à agência AP. Cerca de 3 mil trabalhadores estão dentro de suas instalações e aguardando instruções.
O local do acidente, distante cerca de 275 quilômetros de Seattle, é uma fábrica de combustível para armas nucleares e também depósito de lixo nuclear.