A atividade acabou se tornando um ponto de encontro dos moradores da região, especialmente dos idosos, e faz parte de uma série de outras ações desenvolvidas no Cerpi, como oficinas de automassagem, tai chi chuan e lian gong (prática corporal da medicina tradicional chinesa).
O médico e gerente do local, Marcos Freire, falou com exclusividade à Sputnik Brasil:
"Nós temos uma abordagem integrativa da saúde, criamos práticas de trabalho em grupo junto com consultas médicas especializadas como acupuntura e homeopatia."
Freire conta que a ideia de utilizar a dança surgiu de uma sugestão da comunidade, e que desde então os encontros tiveram grande adesão. Além do ritmo nordestino, outros gêneros musicais fazem parte da programação.
"Ficar só trabalhando em casa não dá, a gente tem que dançar um forrozinho", disse a aposentada e frequentadora do forró Josefa Maria da Silva, 65 anos, em entrevista à Agência Brasília.
O Cerpis foi fundado em 1983, com a plantação de ervas medicinais no terreno do Hospital Regional de Planaltina. Posteriormente, houve uma expansão com a construção de um local próprio e o desenvolvimento de atividades como homeopatia, fitoterapia, acupuntura e grupos de educação em saúde como os de automassagem chinesa, lian gong, tai chi chuan, alimentação integral, autoconhecimento, xaropes caseiros e bordado terapia.