Com a ajuda de sua mãe, Gabriela Vanessa Santana Ferreira, Giovanna estabeleceu um local, no meio do centro urbano, para servir água e comida para os cachorros. A área escolhida foi a parte de baixo da Estação do Metrô Cavaleiro, que faz parte do trajeto diário da menina.
Giovanna faz parte do 96º Grupo Escoteiro Brantmeesters do Corpo de Bombeiros, no qual desenvolve atividades que, segundo sua mãe, ajudaram a fortalecer sua conscientização e solidariedade pelo próximo, seja este humano ou não.
"Ela sempre teve [senso de solidariedade]", contou Gabriela Ferreira, explicando que a iniciativa partiu da própria Giovanna. "Mas eles [os escoteiros do grupo] fazem um trabalho belíssimo com as crianças, de amor ao próximo, amor aos animais, às plantas. E tudo isso vem fazendo com que ela, hoje, pense primeiro nos outros do que nela", acrescentou.
O projeto em Jaboatão dos Guararapes tem tido bastante repercussão em diferentes partes do Brasil, o que tem ajudado mãe e filha no trabalho de convencer outras pessoas a participarem da ação.
"Eu quero que todo mundo ajude", afirmou Giovanna.