Acompanhe ao vivo a movimentação em torno do local onde o ex-presidente prestará depoimento à Justiça Federal:
O encontro entre Lula e Moro em Curitiba é um dos eventos políticos mais aguardados dos últimos tempos, chamando a atenção tanto dos opositores quanto dos seguidores do ex-chefe de Estado. Para evitar tumultos, as autoridades organizaram um forte esquema de segurança na capital paranaense, com a presença de centenas de policiais.
O aparato policial nos arredores do Tribunal de Justiça é enorme!
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 10 de maio de 2017
📸: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA#MoroPersegueLula #LulaEuConfio pic.twitter.com/opDwCyfmJE
Pelo visto o Beto Richa mandou TODOS os policiais do Paraná pra frente da Justiça Federal… ele está esperando uma invasão extraterreste??? pic.twitter.com/j4s3BnLGK1
— Dilma Bolada (@diImabr) 10 de maio de 2017
Lula será interrogado nesta quarta-feira pela acusação de ter recebido propina da empreiteira OAS através da reserva e reforma de um tríplex no litoral de São Paulo, no município do Guarujá, há oito anos. O caso faz parte das investigações da operação Lava Jato, que estão sob a responsabilidade de Moro na primeira instância. A defesa de Lula, que tentou, nos últimos dias, adiar a todo custo o depoimento de hoje, nega o repasse de propina ao líder petista, argumentando que o imóvel em questão pertenceria à própria OAS, e não a Luiz Inácio.
Hoje, mais uma vez, @LulapeloBrasil esclarecerá e tirará quaisquer dúvidas que restam em relação ao triplex do Guarujá. #LulaEuConfio pic.twitter.com/bBGeZfSc1Q
— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) 10 de maio de 2017
Representantes de movimentos sociais, amigos, correligionários e milhares de cidadãos em geral, simpatizantes do ex-presidente, foram a Curitiba para acompanhar de perto os desdobramentos desse interrogatório e mostrar o seu apoio a Lula, que, apesar das acusações, segue como grande favorito para vencer a eleição presidencial em 2018.
Sem medo,
— Jornalistas Livres (@j_livres) 10 de maio de 2017
carregando uma bandeira do Brasil
cercado de força e amor do povo
LULA CHEGOU#BrasilComLula#MoroPersegueLula pic.twitter.com/eeReuSmTxy
No Twitter, vários internautas estão compartilhando a hashtag #MoroPersegueLula, questionando a imparcialidade do juiz responsável por esse caso, o qual, segundo eles, estaria adotando um tratamento diferente, mais rígido, para o ex-presidente, em comparação a outros políticos citados no âmbito da Lava Jato.
#MoroPersegueLula pq ele se esqueceu q a função do Juiz é julgar se não imparcial pelo menos com equilíbrio
— NMOliveira (@nmpdo) 10 de maio de 2017
Outros usuários da rede, no entanto, acabaram aproveitando a ideia para defender a suposta perseguição de Moro a Lula, lançando mão da retórica do mocinho contra o bandido.
#MoroPersegueLula
— Matheus Sabino (@sabinomaatheus) 10 de maio de 2017
Enquanto ele estiver lutando pela justiça, correndo atrás de bandido será sempre o herói!. pic.twitter.com/fzKlexKWC2
#MoroPersegueLula Como todo mocinho persegue o bandido. Ou esse não é o papel da justiça. Luladrão preso, já! Safado, mentiroso nojento!
— Vinny Marques (@Vinnyoms) 10 de maio de 2017