- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Presidente italiano visita Uruguai em tentativa de avançar acordo entre UE e Mercosul

© AP Photo / Jorge SaenzCúpula do Mercosul.
Cúpula do Mercosul. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez e seu homólogo italiano, Sergio Mattarella realizaram uma reunião em Montevidéu na qual concordaram com a necessidade de promover o acordo de livre comércio negociado entre a União Europeia e o Mercosul.

Vázquez disse em uma coletiva de imprensa que há vontade "de ambos os presidentes em impulsionar o Acordo de Livre Comércio entre a UE e o Mercosul (Mercado Comum do Sul) para 2017".

Mattarella, entretanto, ressaltou que o Uruguai é um parceiro de referência para a Itália, já que o modelo uruguaio vai além da América Latina.

Dólar investimento - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
UE-Mercosul: barco encalhado há 17 anos dá sinais de se mover
O acordo UE-Mercosul, negociado há mais de 20 anos, permitiria criar uma zona de comércio livre de 700 milhões de pessoas.

O Mercosul é composto por Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela (atualmente suspenso).

Os dois governos assinaram um acordo ferroviário, informou a Presidência em seu website.

Vázquez destacou o "acordo na área ferroviária, que vem numa época em que o Uruguai está trabalhando para lançar sua terceira fábrica de celulose", a segunda maior planta industrial da gigante finlandesa UPM.

O presidente do Uruguai disse nesta segunda-feira que seu governo assinará o acordo de investimento com a UPM em junho.

Vázquez foi convidado pelo governo italiano para uma primeira reunião em Roma no segundo semestre deste ano para avançar na implementação de um acordo de cooperação e intercâmbio político assinado em 2011.

A visita discutirá acordos comerciais, culturais, científicos, de pesquisa e de cooperação com o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). A implementação das disposições do memorando de entendimento de 2011 inclui consultas periódicas entre os dois países para uma colaboração constante.

Mattarella chegou ao Uruguai ontem à tarde depois de uma passagem pela Argentina. Foi a primeira visita de um presidente italiano ao Uruguai em 16 anos. Ele permanece no país até amanhã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала