"O objetivo dos treinamentos russos é verificar a prontidão para operações de grande escala com restrições de tempo para sua preparação. No projeto dos exercícios também entra o treinamento da criação de um corredor até Kaliningrado, o que na realidade é impossível sem uma agressão contra a Polônia e Lituânia", disse Turchinov, citado pelo portal Liga.Net.
De acordo com ele, uma das prioridades do Kremlin é a recuperação de fronteiras da Rússia na composição da União Soviética.
As autoridades ucranianas continuam acusando a Rússia de ações agressivas em relação aos países vizinhos sem apresentar quaisquer provas. Foi o próprio Turchinov que no fim de abril declarou que as manobras Zapad 2017 podem ser os preparativos para uma ofensiva contra o Leste Europeu.
Os treinamentos conjuntos da Rússia e Bielorrússia Zapad 2017 serão realizados em vários polígonos dos países participantes. Na elaboração do cenário de treinamentos será levada em conta a atividade crescente da OTAN perto das fronteiras de ambos os países.