Sendo o último participante da competição a chegar em Kiev, Salvador Sobral só se juntou aos demais competidores em 7 de maio na abertura do concurso, não participando dos ensaios por conta de uma doença no coração que ele tem desde a infância.
The WINNER of the #ESC2017 is Portugal! CONGRATULATIONS Salvador Sobral!!! #CelebrateDiversity pic.twitter.com/uMvU4fFf9Z
— Eurovision (@Eurovision) 13 de maio de 2017
Esta é a primeira vez que Portugal vence a competição desde que entrou pela primeira vez no concurso em 1964. Depois de ser anunciado como o vencedor, Sobral executou a canção mais uma vez, desta vez em dueto com sua irmã.
A edição deste, no entanto, também não ficou livre das polêmicas políticas. O concurso, realizado em Kiev, na Ucrânia, proibiu a participação da artista russa Yulia Samoilova por considerar que ela teria violado a legislação nacional. Isso porque, em 2015, Samoilova se apresentou na península da Crimeia, território russo reivindicado pela Ucrânia, sem obter a permissão prévia de Kiev, como determina a lei ucraniana.