Senador russo: regime sem vistos com UE mostra 'falta de senso comum' do líder ucraniano

© Sputnik / Mikhail Palinchak / Acessar o banco de imagensPyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia, Bruxelas, em 12 de fevereiro de 2015
Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia, Bruxelas, em 12 de fevereiro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O senador russo Konstantin Kosachev considera que a introdução do regime sem vistos entre a Ucrânia e a UE não foi uma ideia brilhante por parte do presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko.

Primeiro-ministro da Ucrânia com militares dos EUA - Sputnik Brasil
Senador russo: EUA deixaram claro que Ucrânia não entra em sua zona de interesses
"O regime sem vistos com a União Europeia, aparentemente, acabou com o pouco que restava do senso comum de Pyotr Poroshenko", escreveu o presidente do Comitê Internacional do Conselho da Federação (Senado) russo, Kostantin Kosachev, na sua página do Facebook.

Recentemente, o chefe de Estado ucraniano afirmou que os residentes de Donbass e da Crimeia estariam interessados em regressar à Ucrânia e recuperar seus passaportes ucranianos logo que o Conselho da UE decida estabelecer o regime sem vistos com a Ucrânia.

"Ou seja, na opinião de Poroshenko a possibilidade de viajar aos países da UE com passaportes ucranianos e como turistas seria mais importante para os residentes do sudeste da Ucrânia do que conservar seus laços históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos com a Rússia", disse Kosachev.

Além disso, o político russo aconselhou Poroshenko a "não julgar por si mesmo".

Em 11 de maio, o Conselho da UE decidiu cancelar o regime de vistos para os cidadãos ucranianos. Espera-se que o respectivo documento seja assinado pelos presidentes do Parlamento Europeu e do Conselho da UE em 17 de maio.

Ao comentar esta decisão, Poroshenko disse: "Hoje, por fim, a Ucrânia formalizou seu divórcio com o Império Russo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала