A estrada, com uns 250 quilômetros de comprimento, ligará as maiores cidades da Crimeia — Kerch, Simferopol e Sevastopol — com a parte continental da Rússia através da ponte sobre o Estreito de Kerch, criando uma via ininterrupta.
A realização da maior parte do projeto, batizado como Tavrida, nome histórico da Crimeia com o qual a península foi incorporada no Império Russo em 1783 — coincidirá com a inauguração da Ponte da Crimeia em 2018, o que permitirá absorver o aumento do tráfego.
Em 2020, a autoestrada já deverá estar completamente pronta.
O projeto prevê reconstruir uns 125 quilômetros das estradas existentes e construir outros 125 quilômetros "do zero". O custo do projeto se eleva a uns 139.000 milhões de rublos — ou seja, quase 8.000 milhões de reais.
A estrada permitirá velocidades de até 120 km por hora e incluirá cerca de 90 pontes e viadutos, 17 ligações rodoviárias e 30 passarelas.
Специалисты Госкомрегистра оформили первые 34 муниципальных земельных участка, по которым пройдет трасса «Таврида»https://t.co/FHRoljidP8 pic.twitter.com/nGWG2fFAYh
— Госкомрегистр (@GKR_RK) 1 de março de 2017
O novo projeto será "a principal estrada da península" que impulsionará o desenvolvimento de todos os territórios e cidades vizinhas, asseguram os funcionários da Agência Federal de Estradas (Rosavtodor) da Rússia, citados pela edição Rossiyskaya Gazeta.