O pedido quanto à criação do exército em questão já foi feito pelo conselheiro em assuntos religiosos do presidente do Egito, Usama al-Azhari.
"É possível que este exército seja criado e que o governo vá financiar o projeto. Precisamos de um exército virtual que receba apoio ideológico de uma instituição autoritária, por exemplo, da Universidade de al-Azhar [a mais prestigiosa universidade religiosa da cidade do Cairo], para resolver questões religiosas e eliminar a heresia", disse Omar Ali Hasan para a Sputnik Árabe.
Omar Ali Hasan sublinha que o grupo terrorista Daesh possui pessoas responsáveis pelas redes sociais. Segundo ele, trata-se de profissionais que sabem como propagar os ideais radicais da forma mais atraente para os jovens. O especialista opina ser crucial a existência de tecnologias do tipo em organizações religiosas oficiais.
De acordo com ele, a proibição do Facebook e Twitter de propagação do Daesh não vai resolver o problema. A sociedade civil deve apoiar a proposta de criar um exército virtual para eliminar a heresia divulgada pelo Daesh.