O envio da Força Nacional aconteceu após o pedido do governador Luis Fernando Pezão em conexão com os ataques de criminosos no início do mês, que deixaram nove ônibus incendiados na Avenida Brasil.
A Sputnik Brasil conversou com exclusividade com o Coordenador da Comunicação Social da Polícia Militar, major Ivan Blaz, que falou sobre a atuação da Força Nacional no combate à violência no Rio de Janeiro.
Segundo ele, a contribuição dos homens da Força Nacional será importante para realizar o policiamento preventivo.
Foi destacado que o principal objetivo do apoio da Força Nacional é coibir o roubo de veículos e cargas, que atualmente representa o tipo de crime que mais vem financiando o narcotráfico e a compra de armas pelos traficantes do Rio.
"Já há alguns anos nós observamos que criminosos do tráfico de drogas vêm diversificando suas atividades econômicas e criminosas para outros segmentos […] Hoje já observamos que o roubo de carga, a revenda de material roubado, compõem, digamos assim, o leque de atividades criminosas que são responsáveis pelo financiamento dos marginais", acrescentou.
Os agentes vão ficar no Rio por um período de 90 dias, mas a vontade do governo do Estado é de que esse prazo ainda possa ser prorrogado.