China instala lançadores de mísseis em recife disputado

© REUTERS / U.S. Navy/HandoutNavios chineses nas águas do recife de Mischief no arquipélago disputado de Spartly no mar do Sul da China
Navios chineses nas águas do recife de Mischief no arquipélago disputado de Spartly no mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades da China instalaram lançadores de mísseis no recife disputado das Ilhas Spratly, no mar do Sul da China, para impedir o avanço de submarinos vietnamitas, informa a agência Reuters.

As autoridades chinesas declararam que os lançadores instalados no recife, conhecido como Recife da Cruz de Fogo (Fiery Cross Reef) têm fins defensivos e que o país "tem o direito de fazer o que entender no seu território", destaca a agência.

Mísseis supersônicos BrahMos - Sputnik Brasil
Passo arriscado: Índia desloca mísseis Brahmos para território disputado com China
Segundo a informação da mídia, os EUA criticaram as ações da China, classificando-as como militarização de postos marítimos avançados.

O Recife da Cruz de Fogo no mar do Sul da China está sob o governo da China, mas é disputado pelo Vietnã, as Filipinas e Taiwan. 

A China e uma série dos países da região – Japão, Vietnã e Filipinas – têm discordâncias a respeito das fronteiras marítimas e zonas de responsabilidade nos mares do Sul da China e da China Oriental. A China opina que as Filipinas e o Vietnã usam premeditadamente o apoio dos EUA para escalar a tensão na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала