Sonda Dawn capta Ceres brilhante iluminado pelo Sol

Nos siga no
A estação automática Dawn obteve uma série de fotos originais da superfície de Ceres iluminada pelo Sol, o que permite aos cientistas ver pela primeira vez o lado iluminado do planeta anão e estudar partículas de seu solo.

Já há dois anos que a sonda Dawn tem estudando Ceres – o maior objeto do cinturão de asteroides, entre as órbitas de Marte e de Júpiter, que representa o "embrião" de um planeta que parou em seu desenvolvimento.

​As primeiras fotos do Ceres foram captadas pela sonda Dawn em março de 2015 depois de sua chegada ao planeta anão, comunica o Laboratório de Propulsão Reativa da NASA. As fotos revelaram duas estruturas incomuns que ninguém esperava ver – as misteriosas manchas brancas na cratera Occator e a montanha piramidal Ahuna com uma altitude de mais de quatro quilômetros.

Ceres - Sputnik Brasil
Planeta anão Ceres possui camada gigantesca de água
A sonda se posicionou em um ponto na órbita situado diretamente entre o Sol e Ceres, o que permitiu realizar estas fotos únicas com uma iluminação oportuna.

Em particular, os cientistas conseguiram esclarecer como a luz do Sol interage com a poeira e o solo do Ceres. Esta informação, como explicam os cientistas, ajudará a avaliar com muita precisão o tamanho das partículas do terreno do planeta e descobrir muitas outras propriedades importantes da superfície do Ceres.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала