Diplomata cubano: relações entre Rússia e América Latina estão em alta

© Sputnik / Alexey Filippov / Acessar o banco de imagensMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala durante evento por ocasião dos 70 anos de relações diplomáticas entre a Rússia e as nações da América Latina (foto de arquivo)
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala durante evento por ocasião dos 70 anos de relações diplomáticas entre a Rússia e as nações da América Latina (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
As relações entre a Rússia e os países da América Latina estão no auge de seu desenvolvimento, disse na quinta-feira (18) o embaixador de Cuba em Moscou Emilio Lozada García.

Helicóptero russo Mi-28N - Sputnik Brasil
Rússia está disposta a desenvolver armas em cooperação com países da América Latina
"No que diz respeito às relações da Rússia com nossos países e com nosso continente, posso dizer que estão passando os melhores momentos em sua história, momentos maravilhosos. O diálogo político está em um nível muito alto: em 2013 o presidente do governo russo visitou o Brasil e Cuba e, em 2015, o presidente da Rússia Vladimir Putin fez uma viagem pela América Latina, que incluiu tais países como Cuba, Nicarágua, Brasil e Argentina", disse García durante a reunião entre os embaixadores dos países da América Latina e Aleksei Pushkov, presidente da Comissão do Conselho da Federação para Política Informacional.

Segundo o embaixador, no momento a Rússia e os países latino-americanos partilham a opinião de que quaisquer conflitos internacionais devem ser resolvidos seguindo o direito internacional e a Carta da OTAN.

"A Rússia e a América latina partilham a mesma política que permite evitar a unipolaridade nas relações internacionais. Ambas as partes saúdam e apoiam a multipolaridade. Estamos avançando, mesmo que seja menos rápido do que desejaríamos nos assuntos econômicos e de investimentos e achamos a Rússia um parceiro estratégico importante nesta área. Embora atualmente o volume de comércio totalize cerca de 12 milhões de dólares (R$ 37,62 milhões), pensamos que há muitos projetos prometedores, que ambas as partes poderiam desenvolver.

Helicóptero russo Mi-17V-5 - Sputnik Brasil
Exportadora russa destaca interesse da América Latina por seus helicópteros
Além disso, sublinha o embaixador, os países da América latina nunca apoiaram as sanções do Ocidente introduzidas contra a Rússia. Por este motivo, nossos países mantêm laços estreitos na área de economia e de comércio.

"Enquanto os membros da União europeia cortaram seu comércio, inclusive de produtos agrícolas, a América Latina pelo contrário abre suas portas para estabelecê-lo. Este é mais um aspecto importante de nossas relações bilaterais", concluiu o embaixador.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала