Negociador sírio: Ataque dos EUA contra posto militar sírio é 'terrorismo governamental'

© AFP 2023 / SALVATORE DI NOLFIBashar al-Jaafari fala na sede das Nações Unidas em Genebra depois do seu encontro com Staffan de Mistura, em 14 de março de 2016
Bashar al-Jaafari fala na sede das Nações Unidas em Genebra depois do seu encontro com Staffan de Mistura, em 14 de março de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ataque contra o posto militar sírio, efetuado na quinta-feira (18) pela coalizão internacional liderada pelos EUA, foi um ato de "terrorismo governamental", disse hoje o líder da delegação de Damasco nas negociações sírias em Genebra, Bashar Jaafari.

Jaafari disse aos jornalistas em Genebra que ele havia abordado o assunto da "agressão" da parte norte-americana durante conversações com o mediador da ONU Staffan de Mistura.

“Nós discutimos o massacre que o agressor cometeu ontem em nosso país. Este assunto foi discutido em detalhe”, disse Jaafari. "O mais importante é que nossas ambições políticas são mais altas porque queremos nos focar no combate ao terrorismo representado por grupos armados e no terrorismo estatal e governamental realizado contra nosso país, inclusive a agressão norte-americana, francesa e britânica".

Pilotos sauditas a bordo de caça integrante da coalizão liderada pelos EUA contra o Daesh (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Coalizão liderada pelos EUA atinge exército sírio
Mais cedo na quinta-feira(19), o ministro da Defesa da Síria confirmou na televisão pública que o ataque aéreo levado a cabo pela coalizão internacional encabeçada pelos EUA na quinta-feira atingiu um dos postos do exército sírio perto da cidade de At Tanf.

Esta não foi a primeira vez que a coalizão liderada pelos EUA, intencional ou acidentalmente, atingiu o exército sírio. Na madrugada de 7 de abril, os Estados Unidos lançaram 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a base militar síria em Shayrat localizada na distância de 40 km da cidade de Homs.

Além disso, em 17 de setembro de 2016, aeronaves da coalizão realizaram quatro ataques contra o exército sírio perto do aeroporto de Deir ez-Zor, matando 62 soldados e ferindo cerca de 100.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала