Dinastia incomparável: o lendário Su-27 e seus herdeiros

© Sputnik / Vladimir AstapkovichCaças Su-35, Su-27 e Su-34 durante ensaio da parte aérea da Parada da Vitória em Moscou
Caças Su-35, Su-27 e Su-34 durante ensaio da parte aérea da Parada da Vitória em Moscou - Sputnik Brasil
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Há 40 anos, em 20 de maio de 1977, fez sua primeira decolagem o avião T-10-1, o protótipo do famoso caça soviético de quarta geração Su-27, diz Andrei Kots, colunista do Sputnik.

O Su-27 reuniu os últimos avanços da escola soviética de construção aeronáutica, através dos quais o aparelho adquiriu na origem um enorme potencial de modernização. Atualmente, dezenas de versões modernizadas deste caça, bem como aeronaves criadas sobre a sua base, protegem e defendem os céus de mais de 20 países.

Os recordes do Su-27

Oficialmente, o Su-27 entrou em serviço na Força Aérea da URSS em 23 de agosto de 1990. Naquele tempo, o novo caça soviético já tinha batido o recorde mundial de velocidade de subida.

Em 27 de outubro de 1986, o piloto de testes Viktor Pugachev conseguiu atingir uma altitude de 3.000 metros em apenas 25,4 segundos.

Além disso, o Su-27 se tornou o primeiro avião de combate russo equipado com sistema de condução por comandos eletrônicos. A introdução de um novo sistema de direção permitiu aumentar a capacidade de manobra e a eficiência do avião, e os pilotos ficaram capazes de realizar acrobacias aéreas complexas em velocidades baixas e altas.

Caças Su-27 da Força Aérea russa - Sputnik Brasil
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O Su-27 também foi equipado com os mais completos equipamentos de navegação da época, dois potentes motores AL-31F, um novo radar e sistema de pontaria optoeletrônica. Além disso, ele dispunha de toda a gama de mísseis ar-ar R-27 e R-73, projetados especialmente para estes aviões. Por último, o caça estava armado com um canhão de 30 milímetros GSh-30-1 para combate a curta distância.

Outras modificações da aeronave, como o Su-27SM, também dispunham de sistemas para destruir alvos em terra com mísseis de precisão Kh-29, Kh-31 e Kh-59. Mas a missão principal do avião continuava sendo a superioridade aérea.

As vantagens dos Su-27, frente aos seus rivais ocidentais, foram demostradas pela primeira vez em agosto de 1992.

Caça Su-27 no voo - Sputnik Brasil
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Naquele momento, os oficiais do Centro de formação de pilotos de Lipetsk, da Força Aérea da Rússia, visitaram a base aérea de Langley, a convite do Pentágono, onde se organizaram encontros de treinamento entre o Su-27UB e o F-15D.

Os pilotos russos derrotaram os norte-americanos e ficou claro que o Su-27 superava amplamente o F-15 por sua capacidade de manobra em velocidades subsônicas, um trunfo importante em combate aéreo a curta distância.

Os militares norte-americanos batizaram o su-27 como "flanker", flanqueador — um apelido que faz referência à sua capacidade para realizar manobras e ataques bruscos de direções inesperadas.

Os "descendentes" da lenda

Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, atualmente a Força Aeroespacial da Rússia dispõe de 50 Su-27, 10 Su-27UB, 47 Su-27SM — com aviônica avançada e um novo sistema de controle de fogo — e 14 Su-27SM3 — com motores AL-31F-M, estrutura reforçada e pontos de suspensão adicionais para armamento. Além disso, 18 Su-27 estão em serviço da aviação naval da Marinha russa. O porta-aviões Admiral Kuznetsov dispõe de 17 Su-33 (Su-27K) com asas dobráveis.

A versão seguinte desta aeronave foi o Su-30, capaz de destruir com a mesma eficiência alvos em terra e no ar, a qualquer altura do dia ou da noite e em quaisquer condições climáticas.

O Su-30 tem um radar de varredura eletrônica ativa que lhe permite detectar de forma automática seus objetivos e segui-los a longas distâncias e em combate a curta distância. Além disso, eles podem apontar outros caças para seus objetivos.

© Sputnik / Evgeny Epanchintsev / Acessar o banco de imagensCaça russo Su-30
Caça russo Su-30  - Sputnik Brasil
Caça russo Su-30

Assim, esta aeronave pode executar algumas funções próprias dos aviões de alerta antecipado e controle aéreo. Além disso, as versões mais recentes dos Su-30 são equipados com potentes sistemas de guerra eletrônica para se defenderem tanto de caças inimigos como de sistemas de defesa antiaérea.

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Estes aviões tiveram sucesso no mercado internacional de armas e existe uma grande quantidade de modificações para exportação: o MKA (para a Força Aérea da Argélia), o MKK (China), o MKM (Malásia), o MK2B (Vietnã), o MK2V (Venezuela) e o MKI (Índia), entre outros.

Os Su-27 adquiridos por outros países participaram de vários exercícios com aviões da OTAN e sempre obtiveram o mesmo resultado: uma vitória esmagadora.

Em 2015, por exemplo, os caças Su-30MKI indianos participaram de um combate de treinamento com os Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Reino Unido. Os pilotos índianos venceram seus rivais britânicos com uma pontuação de 12 a 0.

Caça polivalente russo Su-35S - Sputnik Brasil
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Atualmente, a Força Aeroespacial russa está equipando sua frota com Su-30SM e já há mais de 60 unidades no ativo. Além da aviônica moderna, esta aeronave se destaca pelos motores AL-31FP de empuxo vetorial. O Su-30SM é capaz de mudar abruptamente a sua trajetória de movimento e realizar manobras aéreas de extrema complexidade. Estes são os caças que acompanham os bombardeiros russos em missões de combate na Síria.

Nesse país árabe também lutam outros "netos" do Su-27: o versátil e multifuncional caça Su-35 e o caça-bombardeiro Su-34. O primeiro corresponde a um avião de quinta geração, por todas as suas características, exceto a furtividade. Além disso, ele está equipado com o mais avançado sistema de informação e controle: o novo radar Irbis, e potentes motores AL-41F1S. Ele também conta com um sistema de ignição a plasma e controle do vector de impulso. Atualmente, o exército russo conta com cerca de 60 Su-35.

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensAvião Su-34 levanta voo na base aérea de Hmeymim, Síria
Avião Su-34 levanta voo na base aérea de Hmeymim, Síria - Sputnik Brasil
Avião Su-34 levanta voo na base aérea de Hmeymim, Síria

O Su-34 não precisa de apresentação. Este caça-bombardeiro foi um dos protagonistas da operação da Força Aeroespacial na Síria e pode levar a todo tipo de meios de destruição aérea: desde mísseis não guiados até bombas aéreas teleguiadas, assim como atacar alvos em qualquer condição climática e participar na guerra eletrônica de forma eficaz.

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O selo distintivo desta aeronave é sua forma de cabine incomum, uma vez que os pilotos não se sentam um atrás do outro, mas ao lado, o que aumenta o conforto da tripulação durante os voos mais longos.

Em breve, o exército da Rússia irá dispor de um "bisneto" do Su-27: o primeiro caça russo de quinta geração T-50. Esta aeronave vai encarnar os melhores traços da numerosa família Sukhoi e, em um futuro próximo, se tornará o principal avião de combate da Força Aeroespacial russa.

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