A lista curta, divulgada no site do concurso stenincontest.com, foi composta pelo júri internacional e é integrada por autores de 14 países, que continuarão a competição pelos prêmios. Os vencedores serão anunciados em 7 de agosto de 2017. O prêmio internacional para jovens fotógrafos será entregue no último trimestre de 2017 em Moscou. Conforme a tradição, os trabalhos dos vencedores serão expostos até os finais de 2017 na Rússia e no estrangeiro.
Em 2017, aumentou o número de países cujos fotógrafos participam do concurso, o que reforça o papel do mesmo como uma plataforma de prestígio na Rússia e como um descobridor de novos nomes na fotografia mundial. A lista curta da edição de 2017 do concurso foi escolhida por representantes de renome da comunidade fotográfica russa e mundial, o júri é presidido pelo diretor de fotografia da revista Stern, Andreas Trampe. O júri teve que avaliar cerca de 5.000 trabalhos de jovens fotorrepórteres de 76 países do mundo em quatro categorias: "Notícias Principais", "Esporte", "O Meu Planeta" e "Retrato. Herói dos Nossos Tempos". Em cada categoria, os trabalhos dos participantes eram avaliados de acordo com dois critérios: "Fotografia única" e "Série Fotográfica".
"Os trabalhos enviados para o concurso, se tornam mais fortes a cada ano, as histórias se tornam mais pensadas, o que testemunha do crescimento do nível dos jovens fotojornalistas. Além disso, temos a alegria de comunicar neste ano que os nossos parceiros, que são a holding pan-árabe Al Mayadeen TV, o Grupo Midiático Unido de Xangai e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), e que fizeram possível aumentar o montante total dos prêmios, irão entregar prêmios adicionais para os trabalhos que eles considerem os melhores da lista curta. Os laureados do concurso têm ainda muitas coisas interessantes adiante", disse Aleksandr Shtol, diretor da Direção Unida de Informação Fotográfica da agência internacional de notícias Sputnik.
Em 2016 o concurso reuniu 6 mil trabalhos de 71 países do mundo. As obras premiadas foram expostas em Moscou, Istambul, Cidade do Cabo, Xangai, Pequim, Cairo, Berlim, Roma, Máribor e Liubliana.
Os parceiros gerais informativos do concurso são: o site de notícias Vesti.ru, o canal estatal russo Rossiya-Kultura, o site de notícias KP.ru, o portal ZhurDom e o portal Russian Photo. Os parceiros internacionais informativos são os seguintes: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a agência de notícias EFE, a agência ANTARA FOTO, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, o canal de televisão e site RT, ANA, The Royal Photographic Agency, o Shanghai United Media Group (SUMG), a agência de notícias Xinhua, a agência de notícias ANDES, o canal de televisão Al Mayadeen. Os parceiros informativos por parte da indústria são: a Academia de Fotografia, a agência GeoFoto, o portal Photo-study.ru, a Associação dos Jornalistas de Moscou, o jornal online Bleek Magazine, a Associação dos Fotógrafos Artísticos de Moscou, o portal de notícias YOung JOurnalists e os festivais PhotoVisa e Fotoparad v Ugliche.